Bem-vindo/a à Universidade de Macau (UM)!

A universidade de Macau (UM) assume sobre si mesma a responsabilidade de servir a comunidade local, e desempenha um papel activo no desenvolvimento de longo prazo de Macau. A UM tem-se posicionado como uma universidade ‘enraizada em Macau para ajudar no desenvolvimento da cidade, integrada no contexto da Grande Baia e da China para servir o país, competir no mundo e dar a sua grande contribuição’. A UM tem vindo estrategicamente a promover e a expandir continuamente as suas ligações através de redes locais, regionais e internacionais para elevar a competência dos seus alunos e académicos numa competição cada vez mais exigente a nível global. Actualmente, a rede internacional da Universidade cobre mais de 250 instituições académicas em mais de 30 países /regiões diferentes.

Aproveitando o histórico relacionamento entre Macau e Portugal, a UM desde sempre tem-se ligado com a Europa e os Países de Língua Portuguesa. Durante todos esses anos, essa vantagem particular ajudou a UM nas colaborações internacionais em termos académicos e científicos, para além dos conhecimentos e dos intercâmbios culturais. A iniciativa dos governos da China e de Macau, não inclui apenas a iniciativa nacional Uma Faixa, Uma Rota e a local Macau Um Centro, Uma Plataforma, mas também a promoção do desenvolvimento internacional da UM.

No caminho da internacionalização, no futuro, a universidade irá continuamente empenhar-se em cumprir a sua missão na área dos assuntos globais, utilizando o seu máximo potencial para melhorar ainda mais o seu perfil internacional, para se tornar uma instituição de ensino superior de primeira classe, que deverá ser o orgulho dos residentes de Macau e deverá ser também reconhecida nacional e internacionalmente.

Obrigado a todos aqueles que contribuem para a nossa missão de internacionalização.

Prof. Rui Martins

Vice-Reitor (Assuntos Globais)