Introdução

Criado em 2009, o Gabinete de Assuntos Globais (GAO) originalmente fazia parte das funções do Gabinete do Reitor. O GAO está empenhado em impulsionar a internacionalização da Universidade de Macau (UM) através do estabelecimento de uma rede internacional estratégica e de parceria para a Universidade. Para além disso, o GAO providencia aconselhamento e orientação às faculdades e entidades na criação de parcerias internacionais, intercâmbio de alunos e funcionários, cooperações académicas conjuntas e celebrações de protocolos com instituições congéneres e com outras instituições universitárias.

Ao longo dos anos, o GAO tem vindo a apoiar a UM, de forma activa, na sua participação em inúmeras associações universitárias regionais e internacionais de renome e consórcios, nomeadamente com a Associação Internacional de Universidades (IAU), a Associação Internacional de Reitores das Universidades (IAUP), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), a Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes para Experiência Técnica (IAESTE A.s.b.l.), a Mobilidade Universitária na Ásia e no Pacífico (UMAP) e com a Eurasia-Pacific Uninet, entre outras, e actua como o departamento de ligação com o exterior da UM. O GAO também auxilia a UM na organização e/ou participação nas reuniões dos conselhos de direcção das diversas associações referidas, conferências anuais, e cimeiras e fóruns de ensino superior dos organismos internacionais referidos acima.

Compromisso Internacional

Desenvolvimento Estratégico – Apoiar o Vice-Reitor (Assuntos Globais) a analisar e definir planos estratégicos e de parceria conjunta, nomeadamente com instituições académicas, associações internacionais, alianças e outras entidades internacionais, com o objectivo de pôr em prática a estratégia global da UM.

Networking – Estabelecer contactos com entidades académicas exteriores ou entidades do domínio educacional para que estas colaborem e desenvolvam parcerias com a UM e, desta forma, pôr em práctica a estratégia global da Universidade. Actuar como entidade promotora responsável para entrar em contacto com as entidades académicas ou do domínio educacional, que estejam interessadas em colaborar ou desenvolver parcerias com a UM.

Visitas Académicas – Coordenar visitas académicas de entidades académicas exteriores ou entidades do âmbito educacional à UM, para analisar o potencial para uma futura cooperação. Organizar visitas académicas às entidades parceiras da UM e potenciais parceiros para impulsionar e fomentar uma parceria de nível internacional.

Compromisso Internacional – Coordenar projectos relacionados com o desenvolvimento de cooperação internacional entre a UM e entidades académicas exteriores ou entidades do domínio educacional. Administrar protocolos e acordos, nomeadamente de diplomas duplos ou conjuntos, intercâmbio estudantil e académico, alianças, plataformas de ensino/centros/laboratórios conjuntos, entre outros.

Internacionalização do Campus

Recrutamento de estudantes internacionais – Implementar uma estratégia para recrutamento de estudantes internacionais e gestão de bolsas de estudo internacionais.

Intercâmbio de estudantes, docentes e funcionários – Promover e incentivar os alunos a ter uma visão global através da participação em programas de intercâmbio, encontros culturais de intercâmbio e programas de mobilidade. Coordenar programas de intercâmbio (nomeadamente o Programa de Intercâmbio Semestral, o Programa de Verão/Inverno, o Programa Estudante-Pesquisador, o Programa de Visita de Estudantes ao Cambridge Clare Hall, o Programa Erasmus, o Programa Dez Mil Talentos para intercâmbio estudantil, etc.) e gerir bolsas de estudo para estudantes de intercâmbio no estrangeiro.

Outros Assuntos Externos

Visitas de delegações – Apoiar visitas de cortesia de delegações de consulados-gerais, embaixadas e outras instituições oficiais.