• Coordenar a selecção do curso e programa de créditos é da responsabilidade do aluno.
  • Procure orientação e apoio no departamento da sua faculdade para tratar de questões académicas relativas ao programa de intercâmbio. Na maioria dos casos, o coordenador do programa ou Chefe de Departamento será designado como seu orientador académico. Eles poderão aconselhá-lo sobre a possibilidade de transferência de créditos na universidade anfitriã.
  • Os alunos devem compreender que a universidade anfitriã reserva o direito de não permitir que alunos de intercâmbio se inscrevam em cursos selecionados com base nas suas próprias directrizes. Os alunos devem estar preparados para que nem todos os créditos obtidos durante o intercâmbio possam ser transferidos de volta para a UM devido às orientações da própria universidade.
  • Os alunos devem confirmar com o coordenador do programa sobre os cursos selecionados, obtendo a aprovação do coordenador do programa para o Protocolo de Aprendizagem antes de partir para o intercâmbio.

Depois de saber o resultado da universidade de acolhimento e antes de partir para o país de destino, o aluno deve preparar-se para o intercâmbio. Para se preparar para um intercâmbio memorável e productivo, apresentamos uma lista de notas importantes, que não se limitam ao seguinte:

• Providenciar visto, se necessário;
  • Fazer um seguro e deixar uma cópia da apólice e do número do seguro com a sua família;
  • Obter a aprovação do Protocolo de Aprendizagem por parte do coordenador do programa para transferência de créditos;
  • Pesquisar sobre a universidade parceira de intercâmbio, cidade e país destino;
  • Fazer um exame médico geral (checkup);
  • Preencher e enviar o documento relativo aos contactos de emergência para o departamento da instituição de acolhimento;
  • Obter os contactos de emergência de pessoas na UM, no caso de precisar de ajuda na universidade de origem durante os seus estudos no exterior. Simultaneamente, deixe as informações necessárias de contacto de emergência da sua universidade parceira para que a sua família possa entrar em contacto consigo, se necessário;
  • Prepare-se mental e fisicamente para a jornada que se avizinha!
    Informações Importantes Antes da Partida
  • Receba dicas úteis de alunos que tenham feito intercâmbio na mesma universidade parceira. Pergunte-lhes sobre a vida estudantil, estudos e “informações úteis” na universidade para onde vai fazer intercâmbio.

É necessário tratar de alguns detalhes após terminar o programa de intercâmbio, nomeadamente:

• Requerer a transferência de créditos no departamento da faculdade com o Protocolo de Aprendizagem aprovado e a transcrição emitida pela universidade de intercâmbio; Formulário para Inscrição de Isenção do Curso
  • Entregar o relatório de intercâmbio/pesquisas e providenciar informações para a transferência de créditos;
  • Esteja pronto para compartilhar a sua experiência com os seus colegas;
  • Esteja disponível para atuar como conselheiro dos seus colegas e outros alunos.

As propinas na universidade de acolhimento serão isentas para alunos da UM que participem nos programas de intercâmbio aprovados.

Os Programas de Intercâmbio a Nível Universitário abrangem a maioria das áreas académicas e estão disponíveis a todos os alunos da UM. As inscrições devem ser feitas directamente no GAO através do sistema de inscrição online.

Os Programas de Intercâmbio a Nível de Faculdades são intercâmbios organizados entre o corpo docente da UM e corpo docente da universidade homóloga. Os programas estão abertos para alunos de uma Faculdade/Instituto específico. As inscrições devem ser feitas directamente com a Faculdade/Instituto em questão.

Os estudantes podem inscrever-se no Programa de Intercâmbio de Nível Universitário e no Programa de Intercâmbio a Nível de Faculdades, no entanto só podem aceitar uma das ofertas de intercâmbio.

Não é recomendado que os alunos façam intercâmbio no último semestre, pois a graduação pode se atrasar se o aluno não cumprir os requisitos do currículo a tempo antes da graduação. Se pretender fazer intercâmbio no semestre final deve ter em consideração o seguinte:

• O tempo necessário para receber a transcrição de transferência de créditos de intercâmbio
  • A universidade anfitriã não garante a disponibilidade do curso obrigatório

Os alunos devem apresentar o teste de proficiência linguística no idioma exigido pela universidade anfitriã aquando das inscrições.

Os requerentes do visto de estudante Tier 4 (para intercâmbio no Reino Unido) devem fornecer os resultados do Exame IELTS.

Para garantir que os créditos adquiridos no exterior sejam contabilizados para a sua licenciatura na UM, recomendamos que os alunos que terminem (seja o Programas de Intercâmbio em Nível Universitário, como o Programas de Intercâmbio a Nível de Faculdades), obtenham a aprovação do coordenador do programa com o Protocolo de Aprendizagem (plano de estudo proposto) antes de iniciar o intercâmbio.